As aguas de Oxalá






Vou continuar contando pra vocês as histórias que acontecem durante o processo de abertura aqui do terreiro, essa que vou contar agora tem bastante significado, vai falar sobre como as coisas são mais simples do que parece, como nossos Orixás querem apenas que a gente cumpra a nossa palavra, e que sempre é possível, mas às vezes a gente não vê porque não para pra prestar atenção no que está acontecendo.


Para começar, vou falar sobre as águas de Oxalá de uma maneira bem breve.

As águas de Oxalá é uma ritualística nos ilês para limpeza de um ano para outro, é a limpeza de pai Oxalá para que o ano possa se iniciar da maneira correta, a casa precisa ser lavada com as ervas corretas e dessa maneira se limpa toda energia do último ano.


Aqui nós estamos em processo de abertura da casa e eu tenho falado desde que iniciamos os trabalhos que iriamos começar janeiro com as águas de Oxalá


Na minha cabeça aconteceria toda a ritualistica, todos filhos da casa de branco lavando a casa em meio a gira, tudo certinho como manda o protocolo


Mas a realidade foi diferente da minha projeção, em meio a um ano de pandêmia onde as pessoas estão com vários problemas, as coisas acabam ficando pra depois e vão se acumulando, e não foi possível fazer toda essa ritualistica.


Mas eu havia prometido as águas de Oxalá, e ele viria me cobrar.


Um certo dia quando to entrando em casa, paro o carro na rua porque vi passar na garagem um homem alto, negro, com roupas brancas e azul claro e uma espada na mão. A primeira impressão foi de ter visto Ogum, que é o dono do chão, mas não era a energia de Ogum, era bem mais leve. Foi a passagem de Osãguian pelo terreiro.


Neste dia o carro ficou na rua, por algum motivo a garagem precisava ficar livre.


Na manhã seguinte eu percebo um pombo parado na porta do terreiro. No chão. enquanto eu andava, ele ficava me encarando, parecia uma estatua as vezes, mas tava vivo, dava pra ver mexendo a cabeça me acompanhando.


Aqui no terreiro é cheio de gato da vizinhança, os gatos dos vizinhos gostam de passar a noite aqui em cima da casa do Meia Noite. Mas os gatos pareciam que tavam protegendo esse pombo… Olha que loucura…


E nisso passou um dia, e o pombo lá, e eu sem saber o que fazer, ele não se movia


No outro dia teve uma entrega aqui no terreiro pras Lebaras, vieram duas filhas da casa, e o pombo lá, parado, imóvel.


Eu não sabia o que fazer, tava tentando encontrar o significado.


Foi então que enquanto uma filha da casa ainda tava aqui comigo eu decidi que se o Pombo queria ficar ali, se os gatos tavam protegendo ele, ele deveria pelo menos ser alimentado. Preparei um pratinho com água e grãos, fui lá e deixei do ladinho dele, ele não se movia, só ficava me encarando.


Depois dessa entrega, na manhã seguinte, o pombo não estava mais na porta, havia aceitado a oferta e se foi.


E eu só pensava “como que os gatos não foram pra cima do pombo esse tempo todo???”


Até ai ok


Nesse fim de semana tiveram essas chuvas colossais que todos viram (e estavam na previsão que eu fiz pro ano, quem ainda não leu, vai lá ler) e no meio dessa chuvarada toda, não sei como, as janelas fechadas, o mesmo pombo entra e para dessa vez no topo da escada, dentro de casa.


Ah, pombo é tudo igual, como eu vou saber se era o mesmo ou outro?


Eu passei 3 dias encarando o ser… era o mesmo.


Ai eu deixei ele ali enquando tava chovendo, aquela chuva absurda, e de frente ao terreiro tem uma árvore enorme, e eu olhava pra ela e via meu pai Iroko rindo, como quem quisesse me dizer alguma coisa que não poderia…


Ai a chuva passou e eu toquei o pombo, né? afinal de contas eu sou humano e por mais que eu esteja tentando entender os sinais da natureza, ainda sou humano, ai fui lá e conversei com Oxála e expliquei a situação.


No meio tempo disso tudo, minha vó todo dia me mandando mensagem pra eu ir tomar a vacina do covid, eu já devia ter tomado a duas semanas atrás e eu tava enrolando.


Ai ontém, dia 19/01, eu falei “Ah, vou logo lá tomar a vacina”. peguei o endereço e fui de uber pra UBS aqui da Penha. Chegando na porta da UBS quem tá me encarando? Juro pra vocês…. O MESMO POMBO.


“ai, mas pombo é tudo igual”


Era o mesmo pombo, tenho certeza.


Ai eu entro na UBS e falam que as vacinas de COVID tão sendo aplicadas na igreja


Ai eu subi pra igreja da penha, fiz até uns stories no instagram pra mostrar a igrejinha pra quem não é de SP, é uma igreja de 1682, eu adoro essa igreja a muito tempo, mas eu tava de mal com a igreja católica desde que larguei o catolicismo com 14 anos.


Mas a pomba me levou pra dentro dessa igreja


E eu entrei ali, me ajoelhei e tive um momento muito forte de oração e união com Jesus, Oxalá, podem dar o nome que quiserem… estávamos conversando, era meu momento de fazer as pazes com a igreja que foi o meu início da vida espiritual. Só que eu deixei a igreja porque tinha meus motivos, e no meio dessa conversa mental em oração, o que aconteceu?


Entrou na igreja um morador de rua pra pedir dinheiro pra comer.


É uma igreja, uma casa de assistência…


Deveriam ter chamado ele e orientado um abrigo, conversar com a pessoa, acolher.


Mas o que eu vi?


Seguranças da igreja indo retirar o morador de rua pra não incomodar os fieis que estão rezando.


Ai eu fiquei nervoso denovo, e entendi o porque eu sai da igreja católica.


Se é pra ser igreja, tem que ser igreja pra todos, não só pros que tem dinheiro.


Ai eu fiquei puto com o que tava vendo e voltei pras minhas orações, não sei como rolou no espaço tempo, mas eu fui levado a energia de Oxalá, e eu falei pra ele que foi aquele tipo de comportamento que me afastou da casa dele.


Acho que ele me entendeu.


Não era nessa Igreja que estavam dando as vacinas, era em outra que eu nem sabia que existia, uma igreja nova. Ai eu fui pra essa igreja.


Chegando lá, nem preciso falar do pombo… mas segue a linha


Fui e tomei a vacina, dentro da igreja católica. O pombo era o chamado pra fazer as pazes


Eu tava mesmo muito ressentido com a igreja católica


Mas tem seu lado bom também.


Enfim, é isso

Agradeço quem leu Deixo meu Axé


E comenta o que você achou dessa viagem toda


Epa Baba Oxalá


#oguiaespiritual #oxala



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo